• Patos de Minas, 01/07/2025
  • A +
  • A -

Patos de Minas: Polícia Civil emite Carteiras de Identidade em lar de idosos e encerra o Junho Violeta com ação de inclusão e cidadania

Ação social da Polícia Civil garante emissão de documentos, inclusão e momentos de acolhimento a idosos de instituição em Patos de Minas.


Patos de Minas: Polícia Civil emite Carteiras de Identidade em lar de idosos e encerra o Junho Violeta com ação de inclusão e cidadania

Uma iniciativa marcada por cuidado, cidadania e respeito. Assim foi a ação social realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta segunda-feira (30/6), no Lar de Idosos Eurípedes Barsanulfo, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A atividade encerrou as ações do Junho Violeta no município, campanha que reforça a importância da proteção e valorização da pessoa idosa.

Durante a tarde, servidores da PCMG estiveram no local para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos idosos acolhidos na instituição. A equipe realizou a coleta das impressões digitais e demais procedimentos necessários para garantir o acesso ao documento, que é fundamental para o exercício da cidadania e acesso a diversos direitos.

Mas a visita foi além dos documentos. Com um lanche especial e momentos de acolhimento, os policiais levaram carinho, atenção e, principalmente, a certeza de que os idosos não estão esquecidos.

O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Jean Pierre Batista Neves, destacou a importância desse tipo de ação. “Iniciativas como essa aproximam a Polícia Civil da comunidade e garantem dignidade àqueles que tanto contribuíram ao longo da vida. É um gesto simples, mas de enorme valor para os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades para regularizar documentos ou acessar serviços”, afirmou.

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta, promovida ao longo do mês pela PCMG, reforçou o compromisso de combater a violência contra a pessoa idosa e garantir seus direitos. Este ano, o tema central foi “Proteção e direitos dos idosos”, com o lema “Em todas as fases da vida precisamos de segurança”.

Encerrando as atividades com essa ação prática no Lar Eurípedes Barsanulfo, a Polícia Civil deixou um recado claro: o cuidado e o respeito aos idosos não devem se limitar a discursos, mas se concretizar em gestos que promovam dignidade e inclusão.

A expectativa é de que outras ações como essa sejam ampliadas em toda a região, levando cidadania, respeito e atenção a quem mais precisa.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.